A Cido Terraplenagem conta com equipamentos modernos e profissionais capacitados para execução de serviços de pequeno, médio e grande porte. Confira abaixo nossos serviços:
Ato de aterrar determinada aréa, utilizando-se preferencialmente de terra vermelha, por seu melhor rendimento no trabalho de compactação do aterro, para que áreas abaixo da cota do projeto de construção sejam elevadas. Quando não há no próprio terreno material suficiente para atingir as cotas do projeto por meio de aterro, é necessário realizar importação de terra, vinda de outro terreno cujo a remoção desta seja necessária. Este é o processo de realizar aterro sem importação de terra, por meio de "corte e compensação".
A construção de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construção, a exploração e a observação. No projecto é determinado, após estudos no local e estudos relativos à rentabilidade da barragem, o tipo de barragem a construir. Desta forma, podemos dividi-las em dois grupos essenciais relativamente ao material de que são constituídas:
A Drenagem de Solo tem como objetivo tirar o excesso de umidade no terreno, a drenagem é realizada com a criação de canais tipo valas de nível mais baixo que o restante do terreno em locais estratégicos para escoamento da água existente. Quando a origem da umidade é proveniente de nascente, deve-se respeitar um raio de aproximadamente 50m da mesma e criar um canal que desvie a água para longe do local da construção. Se a origem da umidade for resultado de acúmulo de águas pluviais, recomenda-se apenas inclinar suavemente o terreno para que esta escoe com maior facilidade, e se possível, criar um canal adjacente à parte mais baixa do terreno para escoamento da água.
A Escavação consiste em escavar a terra, rebaixando a topografia natural do terreno para a cota pré-determinada conforme normas do projeto de construção. Com remoção de terra, nesta operação, a terra é escavada e carregada em caminhões basculantes que transportarão o material para locais denominados Aterros ou Bota-Foras.
Escavação sem Remoção de terra, a terra é escavada onde a topografia está acima das cotas do projeto, e é utilizada no Aterro das áreas onde o nível do terreno está abaixo das cotas do projeto de construção. Este processo também é conhecido como "Corte e Compensação".
Trata-se do movimento de terra necessário para modelação do terreno para a construção de uma obra, retirando material de um lado e colocando em outro constituindo-se em um conjunto de operações de escavação, transporte, disposição e compactação de terras, gerando os cortes e aterros do empreendimento, de modo que realize uma superfície relativamente uniforme com melhor qualidade e dentro de adequados limites ecónomicos. A terraplenagem e as obras geram resíduos sólidos excedentes das escavações e de entulhos, que necessitam de disposição adequada, em aterros na própria área ou em áreas de disposição previamente selecionadas e regularmente legalizadas.